sábado, 19 de novembro de 2011

Pastel de choclo

Quando se viaja para algum lugar e normal sempre se buscar o que há de tipico no local, e neste caso estou falando de comida, que para mim é suuuper importante.

Antes nunca experimentava nada diferente... sempre vivia no tradicional, porém agora depois dos 30 tudo muda e estou percebendo  uma diferença nas minhas viagens, ou seja, experimento as comidas típicas ( porém ainda com parcimônia, depende do que, onde foi feito, o que vai na receita).

E aí pedi para o garçom, num péssimo espanhol ( leia portunhol, muito mal falado)  "-Moço, quero um pastel de choclo!!!" e aí espera.... chega a comida de todos e espera.... espera e  então o esperado pastel de choclo.
Aproveite para aprender, então algumas palavras em espanhol, pelo menos já não vai morrer de fome.O que seria o pastel de choclo (milho) uma massa tipo suflê, ou purê de milho, recheado. Pedi o meu de pollo ( frango).
Achei na net uma receita deste prato para vocês entenderem do que estou falando e no final vou dar a minha opinião

Ingredientes
- 14 espigas de milho verde bonitas e tenras
- 1 litro de leite integral
- 1 maço de manjericão italiano, de folhas grandes (use 2 folhas para cada xícara de milho em grão)
- 150 g de manteiga
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 4 coxas de frango desossadas e sem pele
- 1 dente de alho amassado com um pouco de sal
- 2 dentes de alho picados- 2 ovos cozidos duros
- 500 g de carne (patinho) sem gordura
- 100 ml de óleo de oliva
- 1 alho-poró picado (apenas a parte branca)
- 5 cebolas picadas
- 50 g de uvas-passas pretas sem sementes
- 1 pitada de orégano
- 1 pitada de cominho
- 50 g de açúcar para polvilhar
- Manteiga para untar
- Sal a gosto

Modo de preparo
Descasque e limpe as espigas de milho, retirando as peles. Destaque os grãos com uma faca bem afiada e bata-os aos poucos no liquidificador, com o leite e o manjericão.
Peneire metade dessa massa. Misture tudo e leve ao fogo com 100 g da manteiga. Tempere com sal e junte o açúcar. Deixe em fogo brando, mexendo sempre, para não grudar, até obter um creme bem amarelo. Retire do fogo e reserve. Tempere o frango com o alho e asse-o untado com manteiga, em forno médio (180 ºC).
Retire do forno e reserve.

Corte os ovos em rodelas. Corte a carne em tábua de madeira, em pequenos cubos, e refogue em metade do óleo de oliva com o alho picado, o orégano, o cominho e o sal. Cozinhe até dourar, sem mexer. Misture o alho-poró e complete o cozimento. Em outra panela, refogue a cebola no óleo restante até dourar e ficar marrom e transparente. Misture a cebola com a carne e reserve. Em quatro refratários individuais (ou em um grande), untados com manteiga, distribua camadas do creme de milho, o recheio de carne com cebola, as rodelas de ovo, as uvas-passas e o frango. Cubra com bastante creme de milho, polvilhe com o açúcar e leve ao forno bem quente (cerca de 220 ºC), preaquecido, por 5 minutos. Reduza o fogo e espere até dourar bem.
Sirva quente, com os raminhos de manjericão.

A minha opinião é que( tcham....tcham...tcham...) Eu não gostei não, porque achei muito adocicado ( vocês viram que tem açúcar na receita) e fica bastante enjoativo. Esta é a minha opinião e da minha mami que também pprovou e não aprovou, porém, meu marido Oscar aprovou a receita ( até porque ele como até pedra)

Quem quiser experimente a receita e nos conte qual foi a sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário