terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O projeto TAMAR em Ubatuba (Tartarugas marinhas)

Você conhece ou já ouviu falar sobre o projeto TAMAR? Sim... aquele que trabalha com a proteção das tartarugas marinhas, aquelas enoooormes. O projeto acontece nos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
(Clica na imagem que ela amplia) 

Tanque com as tartarugas gigantes (vivas)




Em São Paulo tem uma sede no litoral norte, em Ubatuba, protegendo da extinção os 5 tipos de tartaruga que utilizam nosso litoral para reproduzir e se alimentar. O trabalho acontece principalmente com educação ambiental e pesquisa cientifica.


Faz parte também do projeto um centro de visitação, e como estávamos na cidade em uma de nossas férias fomos conhecer o local com 3.600 metros quadrados.

Giovanna e a tartaruga gigante (de mentira)

Este é o Otávio com uma réplica de tartaruga

A vó tartaruga coruja com os três netinhos

As crianças ( e nós também)  nos impressionamos com o tamanho das tartarugas vivas que estão nos tanques (4 tipos de espécies - cabeçuda, verde, oliva e de pente) E se não fosse só pela beleza e curiosidade do local, também vale pelo conhecimento em educação ambiental, museu com peças biológicas ( isto mesmo algumas partes de tartarugas que já morreram), e paineis com informações sobre os animais.

Réplica - mostra os órgãos internos do animal de forma interativa
( iluminado ao toque de um botão no painel explicativo)

Quer mais!!!! ainda tem  2 terrários com tartarugas terrestres e de água doce , oficina de reciclagem permanente,auditório para exibição de vídeos educativos, sala de recreação infantil, loja de souvenirs com a linha de produtos do projeto e lanchonete.




O local conta ainda com o Museu caiçara que representa a memória e cultura do povo caiçara, conta em seu acervo com 200 peças entre ferramentas e utensílios domésticos e artefatos de pesca.

Se estiver em Ubatuba, vale muito a pena passar por lá para conferir o projeto e na minha opinião também dá pra fazer um bate-volta até  a cidade para ter uma aula de educação ambiental. As crianças adoram ver os animais e ainda aproveitam para aprender brincando.

O endereço é Rua Antônio Athanasio da Silva, 273 - Praia de Itágua


Horário de Funcionamento - Dezembro à março e julho ( todos os dias das 10h as 20h). Durante o período letivo -domingo, segunda, terça e quinta ( 10 ás 18h) Aos feriados, sextas e sábados ( 10h ás 20h).
As quartas está fechado para manutenção.

Quanto Custa?   R$11,00 o ingresso sendo que crianças com menos de 1,20 de altura e maiores de 60 anos não pagam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário